Notícias

Você sabe o que é um radiofármaco?


Os radiofármacos são substâncias químicas marcadas com algum tipo de radioisótopo, reconhecidas pelo organismo como similar às substâncias processadas por um órgão ou tecido. Estas substâncias são consideradas fontes não seladas, inseridas no corpo do paciente por meio de injeção, ingestão ou inalação. Após a introdução são utilizadas pela Medicina Nuclear para diagnósticos e tratamentos de diversas patologias.

Radiofármacos em exames

Os radiofármacos podem ser utilizados tanto para diagnósticos, como para tratamentos. Na maioria dos casos seu uso é para diagnóstico. O método considerado mais tradicional é o da cintilografia que usa moléculas marcadas com isótopos radioativos como o tecnécio e o iodo. Neste tipo de exame, o radiofármaco é injetado no indivíduo e, após algum tempo, se deposita nos órgãos. O paciente então é colocado em uma câmara que revelará a emissão de radiação no órgão que o radiofármaco está ativo. Por meio da leitura do equipamento são constituídas imagens nas quais é possível diagnosticar alterações no organismo.

Outro método bastante conhecido que utiliza os radiofármacos é o exame de PET (tomografia de pósitrons). Neste exame, a substância marcada com flúor, por exemplo, é injetada no paciente e o equipamento de PET realiza a leitura da radiação emitida, transformando imagens cintilográficas em conjunto com imagens tomográficas, com mais qualidade e, por consequência, um diagnóstico mais assertivo.

Radiofármacos em Tratamentos

A substância mais comumente utilizada é o iodo-131, que emite radiação gama e beta na forma de iodeto de sódio. É utilizada, na maioria das vezes, para o tratamento de tumores de tireoide.
Alguns radiofármacos também possibilitam o tratamento de tumores ósseos, doenças do sangue e ovários, entre outras patologias.

O Grupo MND ressalta que, de modo geral, a medicina nuclear é uma especialidade que utiliza pequenas quantidades de material radioativo, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento de algumas doenças de maneira segura e efetiva.

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141