Notícias

Tratamentos MND: Benefícios do tratamento com DOTA-177Lu para tumores neuroendócrinos


O sistema endócrino é responsável por produzir hormônios para regular e controlar diversas funções do nosso corpo, entre elas, podemos citar a digestão, respiração e até mesmo a forma como reagimos ao estresse. Sendo assim, por estar presente em diferentes regiões do organismo, as células neuroendócrinas podem ser encontradas nos rins, pâncreas, pulmões, entre outros.
Os tumores neuroendócrinos surgem quando algumas dessas células passam por uma espécie de mutação, que pode ser hereditária, ou, como na maioria dos casos, surgir ao acaso. Após a mutação, as células começam a se multiplicar de forma desordenada, levando ao crescimento de uma massa anormal de tecido.
Ainda que os tumores neuroendócrinos possam se originar em qualquer região do corpo, onde as células neuroendócrinas estão presentes, eles são mais comuns no tubo digestivo, no pulmão e no pâncreas. Uma característica desse tumor é o crescimento lento, independente da sua área de localização.
Sintomas
Os casos iniciais são geralmente assintomáticos e, portanto, estima-se que cerca de 80% dos pacientes são diagnosticados em estágio avançado. Em alguns casos, porém, os sintomas se manifestam e entre eles estão:
– Vermelhidão no rosto ou pescoço;
– Diarreia;
– Falta de ar, taquicardia, palpitações.
– Pressão alta.
– Fadiga, fraqueza.
– Dor abdominal, cólicas, sensação de saciedade.
– Ganho ou perda de peso inexplicável.
– Chiado, tosse.
Os tumores neuroendócrinos são considerados raros: em média de 2 a 5 pessoas a cada 100 mil habitantes são diagnosticadas por ano. Seus sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras condições como síndrome do intestino irritável, Doença de Crohn ou asma, e
por isso a necessidade de manter os exames em dia, além de investigar qualquer suspeita ou sintoma que esteja fora do comum, para a adesão do tratamento adequado o mais rápido possível.
Tratamento com DOTA-177Lu
A terapia com DOTA-177Lu é indicada para o tratamento de tumores neuroendócrinos. Dentre seus objetivos, destacam-se a estabilização da doença; redução do volume tumoral; redução da função tumoral; melhora nos sintomas e melhora na qualidade de vida.
Vale ressaltar que a maior eficácia é obtida em pacientes com captação elevada do radiofármaco pelo tumor. Essa terapia, no entanto, não é muito eficaz em pacientes em estágio terminal. O diagnóstico precoce é o fator mais importante para o combate ao tumor, já que quanto antes diagnosticado, maior a chance de cura.
Cuide da sua saúde, faça seus exames de rotina periodicamente e em caso de dúvidas, busque atenção médica especializada. Continue acompanhando as redes sociais do Grupo MND, para obter outras informações pertinentes sobre os cuidados com a saúde!

Facebook – Instagram

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141