Notícias

PET-CT com PSMA


O exame PET-CT é um exame de imagem que une o PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) e a CT (Tomografia Computadorizada).

Neste exame, o paciente recebe uma injeção de radiofármaco (PSMA) e é encaminhado ao equipamento de PET-CT, onde é possível visualizar a nível celular por meio da emissão de radiação.

O método pode ser realizado no estágio inicial da doença ou na recidiva, fazendo com que o médico consiga localizar o tumor com precisão e indicar o tratamento mais adequado.

Tipos de radiofármacos utilizados

Existem alguns radiofármacos capazes de diagnosticar e tratar o câncer de próstata. Vamos citar alguns:

PSMA-68Ga ou PSMA-18F – É um método específico utilizado para encontrar células acometidas pelo câncer de próstata, representando atualmente uma das principais ferramentas da Medicina Nuclear. O exame PET/CT com PSMA é realizado com um antígeno de membrana específico da próstata (PSMA), essa proteína está localizada no tumor da próstata e, como consequência, nos focos de metástases. Além de diagnosticar esses outros focos da doença, a tecnologia permite aos especialistas avaliarem como está sendo a evolução do tratamento do câncer.

PSMA-177Lu – é um procedimento utilizado para tratar o câncer de próstata metastático. É indicado para pacientes com carcinoma da próstata resistente à castração, com metástases ósseas, locorregionais, linfonodais e viscerais. O tratamento foi desenvolvido na Alemanha e é considerado como ótima alternativa terapêutica, bastante eficaz na redução de volume da doença, na melhora da qualidade de vida, redução de dores ósseas e redução das complicações das metástases, com queda do PSA em até 60% dos pacientes.

A Clínica MND ressalta a importância de manter os exames de rotina em dia, possibilitando tratamentos para possíveis doenças, de maneira rápida e assertiva, para garantir a saúde e a qualidade de vida.

Consulte um especialista aqui

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141