Notícias

PET/CT com Fluoreto-18F para diagnóstico do Câncer de Próstata


Como já explicamos anteriormente, o PET-CT é um exame de imagem que une o PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) e a CT (Tomografia Computadorizada), e para realizá-lo é necessário a utilização de um radiofármaco.

Neste texto falaremos sobre o fluoreto de sódio marcado com flúor-18 (NaF-18F), que pode ser utilizado na avaliação de metástases ósseas em uma variedade de malignidades, inclusive para o câncer de próstata, doença que estamos falando bastante durante o mês da Campanha Novembro Azul.

O PET/CT Fluoreto-18F em pacientes com câncer de próstata de alto risco apresenta sensibilidade de 100%. Além disso, o alto valor preditivo negativo do PET/CT Fluoreto-18F pode ser uma ferramenta importante na tomada de decisão e conduta em pacientes com câncer de próstata de alto risco e com aumento do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Como funciona

O exame consiste na realização da Tomografia Computadorizada por Emissão de Prótons (PET/CT), utilizando o traçador radioativo ósseo, denominado fluoreto-18F. Com isso, é possível ter imagens mais detalhadas para a pesquisa de metástases ósseas, decorrentes de um possível câncer de próstata.

Sobre o exame

Profa. Dra. Elba Etchebehere, sócia e diretora da Clínica MND Campinas, revela que o PET/CT com fluoreto-18F traz a possibilidade de avaliar o prognóstico de forma mais precisa do que o disponível com outras técnicas, como cintilografia óssea, por exemplo. As imagens que o exame traz permitem avaliar nos pacientes com câncer de próstata o risco de eventos ósseos, o risco de insuficiência de medula óssea e a sobrevida global.

A Clínica MND reúne uma equipe de profissionais pioneiros em PET/CT no Brasil, um dos principais avanços da especialidade. A clínica oferece a médicos e pacientes serviços em diagnóstico por imagem, trazendo o que há de mais moderno em medicina nuclear. Entre em contato para saber mais.

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141