Notícias

O que se faz na Medicina Nuclear?


A medicina nuclear é uma especialidade médica que atua com o diagnóstico por imagem e tratamento de diversas doenças. Sua atividade é baseada em reações químicas do metabolismo do organismo humano. A medicina nuclear investiga as doenças pelo ponto de vista bioquímico, farmacológico, funcional e molecular, diferentemente de outras áreas que analisam as patologias pelo aspecto anatômico e estrutural.

Seu potencial de diagnóstico e tratamento de doenças é bastante significativo e, por vezes, mais rápido que outros métodos. Por essa razão, a área vem sendo cada vez mais indicada para diversos tipos de pacientes.

Como funciona

Como já vimos bastante aqui no nosso blog, a medicina nuclear se baseia na administração de pequenas quantidades de materiais radioativos unidos a moléculas carreadoras específicas para o local do corpo a ser analisado. Diversos exames são realizados em medicina nuclear, os principais são:

Cintilografia
A cintilografia é um método da medicina nuclear considerado um dos mais eficazes para realizar o diagnóstico de diversas patologias. É realizada por meio da administração de medicamentos via oral ou injetável, no qual é possível identificar através de imagens o funcionamento de diferentes órgãos e sistemas do corpo, e até mesmo detectar alguns tipos de tumores.

PET/CT Tomografia por emissão de pósitrons
O PET/CT ou PET Scan é um exame de corpo inteiro para diagnóstico por imagem que avalia, especialmente, tumores malignos. É realizado por meio da administração venosa de um radiofármaco específico para cada tipo de tumor. Pode também ser usado para a confirmação de doenças neurológicas, psiquiátricas, cardíacas e, até mesmo, infecciosas.

Principais vantagens da medicina nuclear

Os exames diagnósticos e os tratamentos de medicina nuclear são considerados de alta precisão e muito rápidos. Esses dois motivos já seriam suficientes para explicar as vantagens dessa área da medicina, entretanto, existem outros.

Confira:
Informações detalhadas sobre o funcionamento dos órgãos; Mínima exposição à radiação (em comparação às utilizadas nos estudos de tomografia); Caráter não invasivo; Avaliação do corpo inteiro com uma única dose do radiofármaco; Possibilita diagnóstico de doenças até então invisíveis pelos exames comuns de radiografia.

O Grupo MND possui médicos especializados e está pronto para tirar as suas dúvidas. Entre em contato conosco e continue acompanhando nossas redes sociais para saber em primeira mão sobre os conteúdos

Redes sociais do Grupo MND
Instagram: @grupomnd
Facebook: grupomnd

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141