Notícias

O que é preciso para ser um médico nuclear?


Para se especializar em medicina nuclear é necessário fazer, primeiramente, a graduação em medicina, com duração de seis anos. Após a formação, os médicos devem se registrar no Conselho Regional de Medicina (CRM), para exercer a profissão. Com a conclusão da faculdade e o registro do CRM em mãos, o próximo passo é realizar uma especialização em medicina nuclear (residência médica ou pós graduação). Algumas faculdades oferecem este tipo de curso, mas o profissional também pode realizar este tipo de especialização em estabelecimentos credenciados pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), a lista fica disponível no site da instituição.

Além disso, também é importante ter o título de especialista emitido pela SBMN, sobretudo para atuar como responsável técnico de serviço em medicina nuclear. A especialidade existe há mais de 60 anos e é muito importante para o diagnóstico e tratamento de múltiplas doenças, como câncer, problemas cardíacos, entre outros.

Mercado de trabalho

No Brasil, a especialidade é totalmente reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB), estando presente em diversos serviços no país, entre clínicas, hospitais e centros de pesquisa, atendendo anualmente milhares de pessoas. Um médico nuclear atua em centros hospitalares, hospitais, centros de pesquisas, clínicas especializadas e muitos outros locais.

É uma área que está sempre cercada por inovações e, por esta razão, é imprescindível que o especialista goste de tecnologia para acompanhar o seu constante desenvolvimento. A especialidade utiliza uma quantidade mínima de materiais radioativos, não sendo prejudiciais ao profissional nem aos possíveis pacientes.

A MND Campinas possui profissionais especializados que estão em contínuo desenvolvimento, a fim de acompanhar as novas tecnologias. Gostou de saber mais sobre a área? Continue acompanhando nosso site e acompanhe nossas redes sociais!

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141