Notícias

Medicina nuclear para identificação de doenças na infância


Os procedimentos de medicina nuclear são extremamente úteis para a pediatria, pois além de serem pouco invasivos, são capazes de detectar de maneira rápida, segura e precisa, possíveis doenças antes que outros métodos de imagem sejam capazes de realizá-lo.

A aplicação dos radiofármacos é feita com técnicas avançadas, o que traz inúmeros benefícios para o campo pediátrico, sendo capaz de avaliar periodicamente doenças, identificar a intensidade e também as possíveis sequelas.

Medicina nuclear pediátrica

A medicina nuclear possui diversos ramos e um deles é o pediátrico. Os tipos de exames realizados pela área utilizam uma quantidade mínima de material radioativo, tanto para adultos, como para crianças. No caso dos pequenos, essa quantidade é calculada de acordo com o seu peso, em algumas situações, este valor chega a ser 100 vezes menor do que em exames radiológicos.

Estes tipos de exames fornecem informações mais precisas sobre doenças e por meio deles é possível identificar problemas como: infecções urinárias; doenças neurológicas; doenças ortopédicas; câncer infantil; análise do trato digestivo; patologias pulmonares, entre outros. Além de garantir uma indicação de tratamento mais assertiva.

Cintilografia infantil

Um dos exames mais solicitados na medicina nuclear pediátrica é a cintilografia para avaliação de refluxo gastroesofágico, isso porque este tipo de método pode investigar a presença e a intensidade do refluxo, muito recorrente em bebês. Por meio da administração de um radiofármaco por via oral, geralmente com leite, e da realização de imagens do estômago, do esôfago e, tardiamente, do pulmão, é possível detectar a presença de refluxo e de aspiração pulmonar.
Outros exames de cintilografia bastante solicitados no ramo pediátrico são: cintilografias renais (DTPA e DMSA); tireoidiana; MIBG; cerebral para avaliação de epilepsia; salivograma; e óssea para avaliação de patologias ortopédicas na infância.

Vale ressaltar que, a cintilografia, assim como qualquer exame da medicina nuclear não é prejudicial ao público infantil. A MND realiza exames pediátricos. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141