Notícias

Medicina Nuclear e a importância da saúde do homem


Neste mês, em razão da Campanha Novembro Azul, estamos promovendo a importância do cuidado com a saúde do homem, porém esse alerta deve ser mantido durante todo o ano.

A Campanha dá destaque ao câncer de próstata que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o tumor mais frequente no homem, excluindo o câncer de pele não melanoma. Estima-se 65.840 novos casos da doença só no ano de 2021, entretanto muitos podem nem ter sido diagnosticados – o que é um grande problema de saúde pública.

Outro ponto de atenção, em relação à saúde do homem, refere-se ao câncer de pênis que, em alguns casos, envolve a amputação do membro masculino. Estimativa do INCA é de que ocorram 1.130 novos casos da doença ainda neste ano.

Quando essa e outras doenças demoram a ser diagnosticadas a chance de um tratamento de sucesso diminui, por isso os exames preventivos devem ser constantes. Quando a doença é descoberta em estágio inicial há chances de cura e, para esse diagnóstico precoce e tratamento agilizado, a medicina nuclear pode ser eficaz.

Sobre a saúde do homem

Fatores socioculturais mostram que o público masculino ainda é resistente à procura pelo serviço de saúde e, por isso, a Clínica MND faz um alerta para que o homem assuma o hábito do autocuidado.

No país, existe desde 2009 a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que foi formulada para promover ações de saúde que auxiliem para a compreensão da realidade masculina nos contextos socioculturais e político-econômicos.

A norma engloba ações de acesso e acolhimento à rede pública de saúde, prevenção de violência e acidentes, cuidado em relação às doenças prevalentes na população masculina e muito mais.

Mantenha seus exames de rotina em dia e, em caso de qualquer sintoma, busque orientação médica! Caso a medicina nuclear possa te ajudar, nos procure! Cuide-se e cuide da sua saúde: https://grupomnd.com.br/

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141