Notícias

Iodoterapia: o uso do Iodo-131 na medicina nuclear


O iodo radioativo I-131, também chamado de radioiodo I-131, é um isótopo radioativo do iodo, utilizado em medicina nuclear para o tratamento de doenças da tireoide, como terapia de hipertireoidismo, na ablação de remanescentes de tireoide em tratamentos de câncer, além de ser utilizado como radiotraçador em exames de cintilografia da tireoide.
Usado em diversos procedimentos pelo Grupo MND, o iodo 131 é indicado para o tratamento destas patologias por ser absorvido pelas células da tireoide. No caso do câncer, por exemplo, o iodo é capaz de eliminar as células cancerígenas metastáticas.

A Iodoterapia é indicada para pacientes com câncer de tireoide papilífero ou folicular (câncer diferenciado de tireoide). Entretanto, não é utilizada para tratar carcinomas anaplásicos e medulares de tireoide, uma vez que estes tipos de câncer não captam Iodo.
O tratamento com iodo radioativo é indicado como forma de eliminar resquícios de células cancerígenas, após a remoção da tireoide, diminuindo o risco de recidiva do câncer. Em alguns casos, também pode ser utilizado para ajudar a eliminar metástases e os sintomas produzidos por elas.
Além do tratamento, o radioiodo ainda é utilizado em exames diagnósticos dos distúrbios que acometem a glândula tireoide, partindo do mesmo princípio da afinidade da glândula por esse elemento químico. Os benefícios do tratamento com o Iodo-131 são inúmeros, sendo os principais:

– Redução no volume da doença;
– Melhora na qualidade de vida;
– Diminuição da dor;
– Poucos ou nenhum efeito colateral;
– Eficácia e fácil administração.

Sobre o Iodo-131

O Iodo foi descoberto em 1811, em Paris, pelas mãos de Bernard Courtois, durante a produção de pólvora a partir do nitrato de potássio, para o exército de Napoleão Bonaparte. Na tabela periódica, pertencente ao quinto período da família 17, tem massa atômica igual a 130.9061 e tempo de meia vida de aproximadamente oito dias. É gerado a partir da quebra do núcleo de um átomo estável, denominado fissão nuclear do elemento Urânio. O Grupo MND faz uso do Iodo-131 para o tratamento de doenças da tireoide de maneira eficaz e segura para os pacientes.

Para saber mais sobre o procedimento acesse o nosso site, ou entre em contato conosco

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141