Notícias

Importância de manter os tratamentos oncológicos


A importância de manter os tratamentos oncológicos

Muito se tem questionado a respeito da manutenção, ou não, de tratamentos médicos, durante o confinamento provocado pela pandemia do Covid-19. A respeito disso, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), vem constantemente alertando a população, sobre a importância de manter seus tratamentos em dia. Motivados pela pandemia, muitos pacientes estão cancelando consultas, exames ou nem mesmo marcando.

Estudos apontam que devido a esse comportamento, muitos casos de câncer estão sendo diagnosticados de maneira tardia. O que dificulta, pois muitas vezes a doença se espalha rapidamente. Já o diagnóstico precoce oferece uma chance maior de cura, pois os médicos terão possibilidades de intervir antes do desenvolvimento da doença. 

O diagnóstico precoce é fundamental e salva vidas, pois em muitas ocasiões, a doença não apresenta sintomas. Por isso, fazer os exames é uma das medidas de maior importância, eles ajudam a identificar enfermidades de forma precoce. O que, de fato, ofertará aos profissionais, possibilidades de agir de forma mais eficaz, obtendo melhores resultados.

A pandemia veio e com ela muitas perguntas ainda buscam respostas. Mas o fato desse evento estar acontecendo, não faz com que outras doenças parem de existir. E, por conta disso, não se deve abandonar o tratamento oncológico, ou alterar sua rotina de exames. É de extrema importância manter o tratamento do câncer, pois esse não tira férias. E a manutenção do tratamento é essencial para o seu combate. A interrupção pode agravar o quadro do paciente.

Por conta disso, o grupo MND Campinas, informa a população da região, que segue oferecendo normalmente exames e atendimentos voltados aos pacientes em tratamentos oncológicos e de doenças cardiovasculares. 

Pensando na segurança dos pacientes e usuários, o grupo MND, se mantém cumprindo rigorosamente todas as recomendações de segurança do Ministério da Saúde. Atentos a isso, durante a pandemia do novo coronavírus, recomendamos que os pacientes oncológicos que vierem visitar nossa clínica sejam acompanhados por não mais que uma única pessoa, e esta, preferencialmente com menos de 60 anos de idade, por conta do cuidado com o grupo de risco. Recomendamos ainda, cuidados gerais de prevenção, como o uso de máscaras e a lavagem adequada das mãos.

Ainda sobre os cuidados, e seguindo mais uma vez a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), é sugerido aos pacientes que estes permaneçam somente o tempo necessário no local, mantendo o distanciamento social. Além disso, todo o medicamento recém-adquirido, deve ser higienizado antes de armazenado.

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141