Notícias

Exames MND: Cintilografia com Gálio-67


A Cintilografia é um dos principais exames da medicina nuclear. Ela utiliza uma quantidade baixa de compostos radioativos e, conforme eles se movimentam na circulação do paciente, é possível obter imagens e chegar a um diagnóstico preciso. Existem diversos tipos diferentes deste exame. No caso da cintilografia com Gálio-67, o medicamento, composto por uma variação do elemento químico gálio, possibilita a obtenção de dados na busca por tumores e infecções. Este exame é geralmente recomendado para pacientes que estejam com febre (de origem indeterminada), para o rastreamento de cânceres ou para portadores de linfoma.

Como é feito o exame com Gálio-67

Neste exame, o paciente recebe uma dose do radiofármaco Gálio67. A dose é administrada por via endovenosa. Após algumas horas, o paciente é encaminhado para o equipamento que que capta as imagens em tempo real horas (o intervalo de tempo entre a injeção e a imagem depende da indicação do exame). O especialista estuda os pontos onde o Gálio se acumulou e assim descobre possíveis infecções. Dependendo da região onde o Gálio se acumula, podem ser detectadas condições adversas que necessitem de exames adicionais para um diagnóstico efetivo. Sobre o preparo, não é necessário que o paciente esteja em jejum ou que faça a suspensão de medicamentos de uso diário.

Para que serve a Cintilografia com Gálio-67?

O exame de Cintilografia com Gálio-67 é utilizado para detectar tumores e infecções, bem como, ajudar a descartar outras hipóteses diagnósticas. O exame é realizado em duas etapas e ajuda a identificar possíveis atividades inflamatórias, infecciosas e neoplásicas. Vale ressaltar que, mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou amamentando, não devem realizar a cintilografia, como medida de segurança. A Clínica MND possui esses e outros exames de medicina nuclear. Em caso de dúvidas ou sintomas, consulte sempre um especialista! Continue acompanhando os nossos conteúdos e redes sociais!

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141