Notícias

Dia Mundial de Combate ao Câncer – Medicina Nuclear auxilia no diagnóstico e tratamento da doença


O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem o intuito de promover a conscientização sobre a doença.

A medicina nuclear é uma grande aliada no diagnóstico e tratamento do câncer. Ela utiliza quantidades mínimas de substâncias radioativas (radiofármacos) como ferramenta para visualizar o funcionamento dos órgãos e tecidos vivos fornecendo informações precisas sobre a localização do tumor e no combate à doença a partir de tratamentos avançados.

Para ajudar na identificação da doença, um dos principais exames é o PET/CT, que mostra o local exato do corpo onde certos tipos de cânceres se espalharam (metástases). O exame é considerado um dos principais avanços da medicina nuclear.

Mais importante do que conhecer sobre a doença é se prevenir, o que pode ser feito por meio da realização de exames regularmente a fim de cuidar da saúde.

O diagnóstico precoce de doenças, principalmente do câncer, pode salvar vidas!

Para conhecer mais sobre a MND Campinas e conferir os exames realizados na clínica, clique aqui!

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141