Notícias

Conheça o tratamento do câncer de próstata com PSMA-177Lu


O tratamento com PSMA-177Lu é um procedimento utilizado para tratar o câncer de próstata metastático. É indicado para pacientes com carcinoma da próstata resistente à castração, com metástases ósseas, locorregionais, linfonodais e viscerais.
O tratamento foi desenvolvido na Alemanha e é considerado como ótima alternativa terapêutica, bastante eficaz na redução de volume da doença, na melhora da qualidade de vida, redução de dores ósseas, e redução das complicações das metástases, com queda do PSA em até 60% dos pacientes.

Como funciona

A proteína PSMA é uma molécula que apresenta a sua expressão aumentada na superfície das células cancerígenas da próstata. Essa expressão possibilita a marcação da proteína com um elemento radioativo, nesse caso o Lutécio 177, formando o complexo 177Lu-PSMA. A administração deste material por via endovenosa promove o tratamento sistêmico específico destas lesões.

O objetivo do tratamento é aumentar a sobrevida global e a sobrevida livre de progressão, bem como reduzir as taxas de complicações das metástases e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens. A maioria dos pacientes com câncer de próstata morre devido à presença de doença metastática. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020, foram contabilizados em média 65.840 novos casos e 15.983 mortes decorrentes da doença. Estima-se que cerca de seis a cada dez casos são diagnosticados em homens com idade acima de 65 anos, sendo considerado casos raros antes dos 40.

O fator prevenção é tão importante quanto o diagnóstico e o próprio tratamento da doença. E a melhor maneira de prevenir é mantendo os exames de rotina em dia. Consulte sempre um médico de confiança e conheça os tratamentos oferecidos pela medicina nuclear.

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141