Notícias

Como a Medicina Nuclear ajuda na detecção do câncer


A Medicina Nuclear pode ser uma grande aliada no diagnóstico e tratamento de diversas doenças, inclusive para diversos tipos de câncer.
A especialidade utiliza radiofármacos como ferramenta para visualizar o funcionamento dos órgãos e tecidos vivos, fornecendo informações precisas sobre a localização do tumor e no combate à doença a partir de tratamentos avançados.

Principais exames

Um dos principais exames utilizados nestes casos é o PET/CT, que aponta o local exato do corpo onde certos tipos de tumores estão concentrados e, consequentemente, se espalharam (metástases). O exame é considerado um dos principais avanços da medicina nuclear.
O PET/CT combina duas especialidades diagnósticas em apenas um exame de imagem, são eles: a tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a tomografia computadorizada (TC), que juntos oferecem precisão nos resultados apresentados, sendo capazes de detectar facilmente neoplasias e tumores.

Como o tratamento acontece

O método de diagnóstico tem um impacto na conduta terapêutica, de acordo com o modo como os médicos lidam com as doenças.
Segundo a Profª Dra. Elba Etchebehere, aqui do Grupo MND, em média, um terço dos tratamentos de casos oncológicos é mudada após a realização do exame, já que um dos benefícios do PET/CT é definir de forma precisa o estadiamento da doença no organismo, o que ajuda no direcionamento do tratamento e, consequentemente, no alcance de melhores resultados e aumento da sobrevida.

“O PET/CT funde a imagem anatômica com a funcional e temos o local exato onde o tumor está, possibilitando a escolha do melhor tratamento, seja quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. À luz do conhecimento atual, não é mais possível praticar oncologia com elevada qualidade sem dispor dessa tecnologia”, destaca a especialista.

Vale lembrar que o diagnóstico precoce salva vidas, crie uma rotina de saúde, consulte sempre seu médico de confiança e realize seus exames regularmente.

Ficou com alguma dúvida ou quer agendar alguma consulta? Entre em contato conosco!

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141