Notícias

Uso da medicina nuclear no câncer ósseo


No primeiro episódio da série sobre o Julho Amarelo, você conferiu por aqui o que é o câncer ósseo e seus diferentes tipos. Hoje você poderá conhecer mais sobre um exame usado para ajudar na detecção quando a doença se espalhou.

O exame mais indicado pelos médicos nucleares após haver a suspeita da enfermidade é a Cintilografia Óssea , que auxilia até mesmo na identificação de diversas outras doenças do esqueleto.

A cintilografia faz um escaneamento de todo o corpo, detectando os sinais de tumores, especialmente em estágio avançado (quando há metástases).

 

Doenças detectadas pela cintilografia óssea

Além do câncer ósseo, o exame ainda realiza o diagnóstico de diferentes doenças, como:

– Infecções (como osteomielite);

– Inflamação das articulações;

– Fraturas; – Osteonecrose;

– Doenças osteometabólicas (como raquitismo, hiperparatireoidismo);

– Avaliação de próteses.

 

Método de diagnóstico

Parte da medicina nuclear, a cintilografia óssea usa por via venosa o radiofármaco MDP-99mTc, que se concentra nos ossos em cerca de três horas.

 

Tem algum risco?

Apesar de ser realizada com um material radioativo, a cintilografia óssea não oferece riscos ao paciente, uma vez que a quantidade de elemento radioativo utilizado é mínima. Com isso, é raro haver reações adversas e, caso ocorram, se refere a dor devido à aplicação da injeção.

Uso da medicina nuclear no câncer ósseo

Contraindicações

O único caso de contraindicação da cintilografia óssea é para mulheres grávidas ou em período de amamentação. Portanto, mesmo em suspeitas de gravidez, o exame não pode ser realizado.

 

Tempo de resultado

De modo geral, a média é de três dias úteis.

 

Onde fazer a cintilografia óssea

A cintilografia óssea é realizada em clínicas de medicina nuclear, como a MND Campinas, com toda a segurança e conforto para o paciente.

Para agendar seu exame, basta entrar em contato clicando aqui.

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141