Notícias

Saiba o que é isquemia miocárdica!


Conforme divulgado nas redes sociais do MND, iniciaremos hoje a publicação das séries mensais sobre as doenças diagnosticadas pela medicina nuclear. Nesse primeiro post, o tema é isquemia miocárdica.

A isquemia cardíaca ou isquemia do miocárdio é caracterizada pela diminuição da passagem de sangue pelas artérias coronárias, que são os vasos que levam sangue ao coração.

Não é sempre que essa doença apresenta sintomas, o que torna essencial visitar o médico periodicamente e fazer todos os exames de rotina. Quando ela apresenta algum tipo de sinal, costuma ser a dor no peito (denominada de angina), palpitação, falta de ar, mal-estar e sudorese.

Geralmente, é causada pela presença de placas de gordura em seu interior, que quando não são devidamente tratadas, podem romper e entupir o vaso, causando dor e aumentando as chances de infarto. As principais causas são história familiar, colesterol alto, diabetes, sedentarismo, tabagismo, obesidade, dentre outros.

No próximo episódio da série sobre isquemia miocárdica, que será no dia 25 deste mês, falaremos sobre os exames disponíveis na medicina nuclear que auxiliam no diagnóstico dessa doença.

Se sentir qualquer um dos sintomas mencionados acima, consulte o seu médico e tire as suas dúvidas!

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141