Notícias

PET com PSMA para diagnosticar o Câncer de Próstata


Para obter o diagnóstico de câncer de próstata, muitos exames são realizados. Os primeiros são: toque retal no exame físico, capaz de identificar o endurecimento e aumento do volume da próstata; e a coleta sanguínea de Antígeno Específico de Próstata (PSA). Quando há resultados suspeitos para câncer, o paciente é, então, submetido a novos exames para confirmação da suspeita.

Nesse contexto, a medicina nuclear tem se tornado um grande aliado no combate a neoplasia de próstata por meio do PET/CT com PSMA-Gálio68.

O tumor de próstata é uma neoplasia muito comum em homens que, mesmo após o tratamento inicial, apresenta grande taxa de recidiva. Estudos recentes mostram altos índices de detecção dos locais de recidiva do tumor, por meio do PET/CT com PSMA-68Ga, assim como alta sensibilidade no estadiamento daqueles pacientes que acabaram de ser diagnosticados pelo câncer, e ainda não foram submetidos a um tratamento.

Para realização do exame, é feita a injeção venosa de um radiotraçador chamado PSMA-Gálio 68 e, após cerca de 60 minutos, são realizadas as imagens do paciente em um equipamento denominado PET/CT.

O Grupo MND libera o resultado desse exame em até três dias úteis.

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141