Notícias

Papel do PET/CT no Câncer de Esôfago


Promovido pela unidade de Campinas do Grupo MND, o XIII Simpósio Professor Edwaldo Camargo – PET/CT e SPECT/CT em Oncologia acontece em Campinas/SP em 15 e 16 de março. No primeiro dia, a programação abordará aulas referentes ao impacto do câncer do trato gastrointestinal, abordando em sua grade o câncer de esôfago.

O PET/CT é apontado como uma das melhores alternativas para manuseio do paciente oncológico assim definindo a melhor estratégia terapêutica.

O exame, por exemplo, é usado no estadiamento do câncer de esôfago, identificando em qual parte do corpo do paciente se encontram possíveis metástases. A tomografia por emissão de pósitrons é indicada também quando há possibilidade da realização de cirurgias curativas, realizadas em pacientes que não apresentam metástases.

Dr. Fábio Peroba Esteves, responsável por ministrar essa aula, é Diretor Técnico da clínica OncoPETscan, localizada em Blumenau/SC. Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, residiu em duas universidades internacionais: Hahnemann University Hospital e Emory University. Dr. Esteves foi diretor clínico na área de Cardiologia Nuclear na Emory University entre 2005 e 2014.

Dr. Fábio Esteves tem ampla experiência em medicina nuclear especialmente nas áreas de oncologia, cardiologia e pesquisa clinica.

Sobre o Simpósio

O XIII Simpósio Professor Edwaldo Camargo – PET/CT e SPECT/CT em Oncologia acontece em 15 e 16 de março, no Vitória Hotel Concept Campinas, em Campinas/SP. Promovido pela unidade de Campinas do Grupo MND em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), abordará temas relevantes a respeito dos avanços da medicina nuclear para o diagnóstico e tratamento do câncer, com discussões de casos e sessões interativas. Nesta edição, o foco será em neoplasias do Trato Gastrointestinal e Tórax com dois convidados internacionais.

 

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Telefone: (19) 3731-4141