Notícias

O que é metástase óssea?


Metástase é o termo médico para nomear a proliferação de células cancerígenas de uma região para outra no corpo do paciente. Ou seja, um tumor desenvolvido na mama ou na próstata, usando os dois exemplos mais comuns, pode, principalmente quando não diagnosticado e tratado a tempo, migrar para outras partes do organismo. Nesses dois casos é comum que as células de câncer percorram esse caminho até os ossos.

Daí vem um dos principais motivos de diagnosticar o câncer com antecedência: evitar que ele alcance outras regiões e focar o tratamento em apenas um órgão.

Isso nem sempre acontece, fazendo com que a luta contra o câncer tenha que se estender pelo corpo. Em casos de metástases ósseas, por exemplo, a medicina nuclear usa os tratamentos com elementos radioativos como  Ra-223 e samário-153 EDTMP como alternativas.

Esses tratamentos reduzem a dor óssea e , no caso do Ra-223, tem um ganho de sobrevida, ou seja, é um procedimento destinado a melhorar a qualidade de vida de quem luta contra o câncer.

Antes deste processo, as metástases precisam ser confirmadas em exame de cintilografia óssea, também feito com elementos radioativos, que aponta cada região para qual o câncer se espalhou.

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141