Notícias

Novembro Azul: câncer de próstata e a medicina nuclear


Esse mês é marcado pela campanha do Novembro Azul, que alerta sobre a importância de manter o os exames em dia relacionados à próstata. Deste modo, você garante um diagnóstico rápido, podendo realizar devidamente o seu tratamento o quant Esse mês é marcado pela campanha do Novembro Azul, que alerta sobre a importância de manter o os exames em dia relacionados à próstata. o antes, e evitando o avanço da doença. E uma das formas de conseguir isso é por meio da medicina nuclear.

Diagnóstico

Dentre os diferentes métodos para realizar o estadiamento do câncer de próstata, que é o alvo do novembro azul, uma das tecnologias que podem ser adotadas é a medicina nuclear. Ela conta com o 68Ga/18F-PSMA PET/CT, um exame de imagem que funciona pela tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a tomografia computadorizada (TC). Por meio dele, é possível ter avaliar com precisão as metástases do tumor de próstata (que expressam o fármaco PSMA marcado com os isótopos radioativos gálio-68 ou flúor-18). A avaliação dá extenção das metástases pode ser feita tanto no estadiamento (avaliação da extensão da doença no seu início quando é recém diagnosticada) ou na ocorrência da recidiva bioquímica (quando o tumor volta). Deste modo, é possível escolher um tratamento muito mais exato e com melhores chances de sucesso.

Tratamento

Uma das alternativas de tratamento da medicina nuclear para o câncer de próstata é o Xofigo® (Rádio-223). Este tratamento é adotado quando há metástases ósseas, pois não só melhora consideravelmente a qualidade de vida mas também a sobrevida dos homens.

Divulgação de informações no novembro azul

Para que você também contribua durante o novembro azul, compartilhe as informações sobre o assunto. Pelas redes sociais da MND Campinas, constantemente são publicadas informações a respeito. Fique atento!

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Atendimento: Seg a Sex: 07h / 18h - Telefone: (19) 3731-4141