Notícias

Câncer de Pulmão é tema do Simpósio Professor Edwaldo Camargo


Promovido pela unidade de Campinas do Grupo MND em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o XIII Simpósio Professor Edwaldo Camargo – PET/CT e SPECT/CT em Oncologia acontece em Campinas/SP, em 15 e 16 de março. No segundo dia, a programação abrange aulas referentes ao impacto no câncer de pulmão, abordando temas como o papel do PET/CT no câncer de pulmão de células pequenas e planejamento de radioterapia baseado no PET/CT.

O carcinoma de pulmão de pequenas células é o tipo de tumor mais agressivo no pulmão e se alastra rapidamente. Ele representa 15% dos casos de câncer de neoplasia nesse órgão e tem alto potencial para criar metástases em outras partes do corpo.

É comum utilizar a radioterapia como alternativa para tratamento de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas, contudo o pulmão é mais sensível à radiação do que outros órgãos, por isso a tomografia por emissão de pósitrons e a tomografia personalizada surgem como alternativas, já que utilizam radiofármacos com baixos índices radioativos.

Sobre o Simpósio

O XIII Simpósio Professor Edwaldo Camargo – PET/CT e SPECT/CT em Oncologia acontece em 15 e 16 de março, no Vitória Hotel Concept Campinas, em Campinas/SP. Promovido pela unidade de Campinas do Grupo MND em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), abordará temas relevantes a respeito dos avanços da medicina nuclear para o diagnóstico e tratamento do câncer, com discussões de casos e sessões interativas. Nesta edição, o foco será em neoplasias do Trato Gastrointestinal e Tórax com dois convidados internacionais.

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Telefone: (19) 3731-4141