Notícias

A importância do PET/CT na oncologia


Os benefícios da medicina nuclear e suas atualizações são tema central do XIII Simpósio Professor Edwaldo Camargo – PET/CT e SPECT/CT em Oncologia, que será realizado nos dias 15 e 16 de março, promovido pela unidade de Campinas do Grupo MND, referência na especialidade.

Dentre os temas que serão abordados durante o evento, estão as palestras sobre “papel atual do PET/CT no câncer de esôfago”, “papel do PET/CT e SPECT/CT nos tumores neuroendócrinos” e “impacto do PET/CT no manejo do Mesotelioma”.

O exame PET/CT (tomografia por emissão de pósitrons com a tomografia computadorizada) é fundamental no manuseio do paciente oncológico. Atualmente, esse método é considerado um dos principais avanços da medicina nuclear e sua utilização cresce cada vez mais no mundo. A medicina nuclear utiliza quantidades mínimas de substâncias radioativas como ferramenta para obter imagens e oferecer tratamentos precisos para diversas doenças.

Segundo a médica nuclear e diretora do serviço do Grupo MND, Dra. Elba Etchebehere, o PET/CT está entre o que há de mais avançado para o diagnóstico preciso, sendo amplamente utilizado em especialidades como a oncologia, principal tema do Simpósio.

“Trata-se de um equipamento que produz imagens metabólicas e anatômicas, obtidas quase simultaneamente. Assim, essa ferramenta proporciona a imediata correlação anatômica dos achados, facilitando a identificação de doenças e sua evolução ao longo do tratamento, bem como a diferenciação entre alterações benignas e malignas, definindo com precisão, por exemplo, o melhor planejamento de radioterapia”, conta.

Dra. Elba também explica que o método de diagnóstico tem um impacto na conduta terapêutica, o modo como os médicos lidam com as doenças. Segundo ela, um dos benefícios do PET/CT é definir de forma precisa o estadiamento da doença no organismo, o que ajuda no direcionamento do tratamento e, consequentemente, no alcance de melhores resultados e aumento da sobrevida.

“O PET/CT funde a imagem anatômica com a funcional e temos o local exato onde o tumor está, possibilitando a escolha do melhor tratamento, seja quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, além de novas técnicas não invasivas de tratamento através de imagem”, explica a especialista.

Sobre o Simpósio

O XIII Simpósio Professor Edwaldo Camargo – PET/CT e SPECT/CT em Oncologia acontece em 15 e 16 de março, no Vitória Hotel Concept Campinas, em Campinas/SP. Promovido pela unidade de Campinas do Grupo MND em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), abordará temas relevantes a respeito dos avanços da medicina nuclear para o diagnóstico e tratamento do câncer, com discussões de casos e sessões interativas. Nesta edição, o foco será em neoplasias do Trato Gastrointestinal e Tórax com dois convidados internacionais.

Av. Barão de Itapura, 1276 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13020-432 - Telefone: (19) 3731-4141